EM GARANHUNS, PRIMEIRA CRECHE TOTALMENTE MUNICIPALIZADA É INAUGURADA NO BAIRRO FRANCISCO FIGUEIRA

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Creche Reverendo Ezequiel Ventura dos Santos irá atender, inicialmente, 100 crianças. Número chegará a 350 no próximo ano

O bairro Francisco Figueira foi beneficiado com um novo espaço escolar. Na noite desta quarta-feira (8), foi inaugurada a Creche Reverendo Ezequiel Ventura dos Santos, a primeira creche totalmente municipalizada de Garanhuns. O momento contou com a presença do prefeito Izaías Régis, da secretária de Educação, Eliane Simões Vilar, da presidente da Casa Raimundo de Moraes, Carla Patrícia, e dos vereadores Zaqueu Lins, Ary Júnior, Luzia Cordeiro, Marinho da Estiva, Gil PM, Daniel Silva, Professor Márcio e Gersinho Filho, além de outras diversas autoridades locais e moradores do bairro.

Inicialmente, serão atendidas cerca de 100 crianças que irão formar as turmas do Maternalzinho, Maternal e Infantil I. Em 2019, a creche chegará a 350 alunos, que irão ter aulas em horários parcial e integral. “Para mim é uma honra estar na gestão dessa creche. Para mim, tudo começa na educação, e na educação de base, infantil. Nós de toda a equipe faremos de tudo para que a educação funcione com excelência”, enfatizou a gestora da creche, Adriana Cordeiro Alves.

A secretária de Educação, Eliane Simões Vilar, aproveitou o momento para destacar que o empenho da gestão é pelo fortalecimento da educação por meio da melhoria da infraestrutura de diversos espaços, incluindo escolas e creches. “Aqui é preciso reconhecer o esforço do nosso prefeito Izaías e dos demais colegas de gestão, que abraçaram a causa e juntos alcançamos essa vitória. É uma conquista de muitas mãos, que vai ser ainda mais importante para o empoderamento das mulheres do bairro, que poderão sair para trabalhar e deixar seus filhos aqui, com uma equipe escolhida a dedo”, finalizou.

O prefeito Izaías Régis enalteceu que a entrega da Creche Reverendo Ezequiel Ventura dos Santos é para o povo de Garanhuns e pediu que os moradores do bairro cuidassem bem do prédio. “Essa obra não é minha, não é da Prefeitura, é do povo, é de vocês. Cuidem bem desse espaço que vai acolher tantas crianças. Tivemos dificuldades com a obra porque quando assumi a gestão ela já estava abandonada. A dificuldade veio também por conta de licitações, com empresas que abandonaram a obra. Depois desse tempo, reuni minha equipe e conseguimos concluir essa importante obra”, explicou.

O projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo Governo Federal, por meio da modalidade Proinfância (tipo B), no intuito de instrumentalizar o município na oferta de atendimento à crianças de zero a cinco anos. De acordo com a Secretaria de Educação, a creche foi construída com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), avaliados em cerca de 1 milhão e 700 mil reais, e também com recursos próprios do Governo Municipal, com aproximadamente 600 mil reais.

Homenageado — Ezequiel Ventura dos Santos nasceu em 18 de agosto de 1960, em Recife (PE), numa família da Igreja de Cristo Pentecostal no Brasil (ICPB), no bairro de Água Fria. Cursou Teologia, passou pelas IPBs de Piedade, IPSEP, Boa Viagem e cidades como Cabo de Santo Agostinho, Bonito e, por fim, a 4ª Igreja de Garanhuns, onde por muitos anos foi pastor.

Texto: Cloves Teodorico e Daniela Batista
Fotos: Camila Queiroz

Postado Por: Jailson Ferreira