MPPE DISCUTE ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

sexta-feira, 13 de julho de 2018

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância (Caop Infância) realizará em Garanhuns, na próxima segunda-feira (16), às 9h30, o Encontro Interinstitucional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual, que visa contribuir para o fortalecimento da Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes e na qualificação de profissionais atuantes na área.

O evento está sendo realizado em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, o Ministério Público do Trabalho (MPT), Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe). Também deverão participar conselheiros tutelares, conselheiros de Direitos das Crianças e do Adolescente, integrantes da Câmara de Vereadores, das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, além de representantes dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), unidades de acolhimento e empresas do ramo turístico das cidades da região.

De acordo com o promotor de Justiça e coordenador do Caop Infância, Guilherme Lapenda, em alguns casos o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes são incentivados pelos próprios pais. Ainda segundo o promotor, a atuação dos integrantes da Rede na realização desses encontros contribui ainda mais para coibir este tipo de ação criminosa contra os menores de 18 anos.

Os integrantes do projeto irão se reunir com a sociedade para debater sobre a contribuição para o fortalecimento da Rede de Proteção a menores vítimas de violência sexual em Pernambuco, além de discutir sobre a qualificação de profissionais que atuam na responsabilização de autores de violência sexual. Com isso, será possível a troca de informações quanto às ações existentes na prevenção contra o abuso e à exploração sexual nos municípios participantes, estimulando assim os municípios do Estado a adotar práticas qualificadas para coibir esses crimes.

Os interessados em participar do encontro que será sediado no auditório da Sede das Promotorias de Justiça de Garanhuns, situado na Rua Joaquim Távora, 393, no bairro de Heliópolis, basta realizar a inscrição através do link https://bit.ly/2J8kv8q ou no local.

Municípios participantes – Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Terezinha, Brejão, Caétes, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itabi, Jupi, Jucati, Jurema, Lago do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Saloá, Paranatama, São João.

Postado Por: Paulo Fernando