POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA OPERAÇÃO GREENWICH PARA APURAÇÃO DE CRIMES PRATICADOS EM PREJUÍZO DE SUBSIDIÁRIAS DA PETROBRAS

quinta-feira, 21 de junho de 2018

Ação aconteceu também em Pernambuco

Curitiba/PR – A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (21/06/18), a OPERAÇÃO GREENWICH, 52ª fase da OPERAÇÃO LAVA JATO. Quarenta policiais federais cumprem 11 ordens judiciais – 1 mandado de prisão preventiva, 1 mandado de prisão temporária e 9 mandados de busca e apreensão. As medidas estão sendo cumpridas nas cidades do Rio de Janeiro, Recife e Timbaúba, as duas últimas no Estado de Pernambuco. Nesta fase, as investigações avançam para a apuração de crimes praticados em prejuízo de subsidiárias da PETROBRAS, como por exemplo a PETROBRAS QUÍMICA S/A – PETROQUISA.

Mais uma vez o esquema criminoso identificado em várias oportunidades em contratações da PETROBRAS se repetiu também em suas subsidiárias. As informações e provas reunidas até o momento demonstram que o GRUPO ODEBRECHT foi favorecido na obtenção de contratos, em troca de repasses de recursos a funcionários da empresa, quer seja através da entrega de valores em espécie, quer seja através de remessas para contas bancárias estabelecidas no exterior.

As contratações eram direcionadas com o estabelecimento de parâmetros que só poderiam ser atendidos por empresas do GRUPO ODEBRECHT. O nome atribuído à operação policial (GREENWICH) remete a uma das contas bancárias mantidas no exterior e destinada ao recebimento de valores indevidos e transferidos pelo GRUPO ODEBRECHT a funcionários de subsidiárias da PETROBRAS em troca da “defesa” de interesses do grupo empresarial nas contratações. As investigações apontam para a prática de diversos crimes como a fraude em processos de contratação das empresas das subsidiárias da PETROBRAS em favor do GRUPO ODEBRECHT, corrupção, crimes financeiros e lavagem de ativos. Os presos serão escoltados para a sede da Polícia Federal em Curitiba/PR onde permanecerão à disposição do Juízo da 13a Vara Federal.

No Rio de Janeiro/RJ foi cumprido um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva;
Em Recife/PE,  foram 07 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária
Já em Timbaúba/PE, um mandado de busca e apreensão.

Todo o material apreendido será encaminhado ainda hoje para a coordenação da Operação Lava Jato em Curitiba/PR.

Fonte: Polícia Federal

Postado Por: Jailson Ferreira