PREFEITURA DE ÁGUAS BELAS INAUGURA HOSPITAL DE ENFRENTAMENTO À COVID-19

quinta-feira, 04 de junho de 2020

A Prefeitura de Águas Belas, no Agreste de Pernambuco, inaugurou nesta quinta-feira (4) o Hospital Anexo João Secundino de Souza. Uma estrutura montada na escola Leonízio Duarte, que fica a cerca de 200 metros do hospital municipal, para receber pacientes suspeitos ou diagnosticados com a Covid-19.

O hospital ampliou o número de leitos ofertados no município, que agora passa a contar com 37, sendo 22 no anexo. Entre os equipamentos entregues, está um monitor cardíaco, dois eletrocardiogramas e um respirador mecânico. Agora o município passa a contar com dois respiradores.

A coordenadora do hospital anexo, Jane Tayse, explica como será o funcionamento. “Esse hospital vai atender casos de baixa complexidade. São pacientes com sintomas leves da doença e que aguardam resultado de exame e pessoas infectadas já estabilizadas que precisam concluir o tratamento”.

Ao todo, 11 profissionais vão trabalhar no anexo. Entre eles, um médico evolucionista e quatro profissionais de enfermagem. Uma ambulância 0 km também foi entregue hoje e ficará disponível exclusivamente para transferir pacientes para hospitais de referência, em casos de necessidade.

Sobre o internamento, o secretário de Saúde, Bruno Andrade, conta que foram criadas salas distintas para evitar o contágio pelos pacientes. “São quatro salas, sendo duas de isolamento, onde vão ficar pacientes confirmados da Covid-19, e duas enfermarias, para pessoas sintomáticas que aguardam resultado de exames.

Atualmente Águas Belas tem 206 casos confirmados da Covid-19. Desses, 143 já estão recuperados, 50 possuem o vírus ativo e 13 pessoas foram a óbito. Para ampliar a capacidade de diagnóstico no município, o governo municipal adquiriu um aparelho de sorologia, previsto para chegar na próxima segunda.

“Estamos entregando um hospital preparado para tratar pacientes de baixa complexidade. Compramos medicamentos, mais um respirador mecânico, dois eletrocardiogramas, todos os EPIs e na próxima semana vamos entregar um equipamento para realização de sorologia aqui no município”, afirma o prefeito o Luiz Aroldo.

UBS da aldeia

Um das comunidades mais afetadas pela epidemia do coronavírus, a aldeia Fulni-ô recebeu uma Unidade Básica de Saúde do governo municipal, na semana passada. Com isso, os cerca de 4 mil índios da comunidade passam a ter os serviços de saúde oferecidos em um só lugar. Antes, o atendimento acontecia em três prédio distintos.

Postado Por: Paulo Fernando