PREFEITURA DE LAJEDO REALIZA 6ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Nesta sexta-feira (12), foi mais um dia de grande importância para as Políticas Públicas na nossa cidade. A Prefeitura de Lajedo por meio da Secretaria de Saúde realizou a 6ª Conferência Municipal de Saúde José Alberto de Freitas Salgado. O tema 2019 foi: “Saúde não é favor. É direito! Pernambuco em defesa do SUS. Democracia para garantir as conquistas com participação popular”.  A reunião que contou com vários eixos governamentais, da sociedade, Igreja, Sindicato e Poder Legislativo, foi realizada no Centro de Convivência de Idosos, no bairro Cohab.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde Michelline Pedrosa foi a responsável pela organização do evento que contou com um número expressivo de servidores do setor. A proposta da Conferência é trabalhar os eixos relacionados à saúde para desenvolver políticas públicas que sejam garantidas nos próximos anos e avaliar o alcance das metas já traçadas. “O propósito de reuniões como esta é favorecer o bem comum e aproveitar a participação popular para garantir conquistas no SUS”, frisou o Padre Roberto Júnior, enfatizando a importância da participação dos cidadãos lajedenses.

Além dos servidores, estiveram presentes: o homenageado José Alberto F. de Salgado, o secretário de saúde Eduardo Teodózio, Luciano João presidente do SINDRAS (Sindicato Regional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Médio Agreste e Sertão de Pernambuco). Além da enfermeira Carla Vanessa, Welber Galdino coordenador municipal do PNI – Programa Nacional de Imunizações, a agente comunitária de saúde, Socorro Santos, os vereadores Eri e Vânia Cosme, Alda Lúcia e Fátima Godoy da V Gerência Regional de Saúde e a coordenadora do CAPS, Denise Rosendo.

Todos reunidos para desenvolver práticas nos quatro eixos a nível municipal: I – Fortalecimento da Atenção Primária, II – Fortalecimento da Política de Assistência Farmacêutica, III – Fortalecimento e Controle Social e IV – Desenvolvimento das Ações Estratégicas e Vigilância em Saúde. Michelline destacou que “é a partir dessas conferências que são desenvolvidas melhorias como projetos de lei que beneficiem diversas áreas dentro de um só assunto: a saúde pública dos lajedenses”.

Postado Por: Paulo Fernando