ÁGUAS BELAS: FEIRA AGROECOLÓGICA É INAUGURADA EM GARANHUNZINHO

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Compras, vendas, encontros, interação, animação, homenagem e muito forró. Foi com esses ingredientes que a Feira Agroecológica, Gastronômica e Cultural Jonas Bezerra de Andrade foi inaugurada na manhã deste domingo (17), no pátio do antigo grupo escolar João Bezerra de Andrade, às margens da BR 423, em Garanhunzinho.

Ao som do cantor da região, Geraldo Gerôncio, comerciantes, consumidores e curiosos movimentaram a Feira. Foram muitos os produtos disponíveis, desde variados tipos de carnes, como a de bode, até bolos, barracas de comida, de doces, utensílios e frutas. E a movimentação animou os negociantes da comunidade.

Foi o caso do comerciante João Rodrigues dos Santos, o Dão, de 58 anos, que há mais de 20 vende carne de porco na feira de Iati. Ele disse que trouxe 64 kg de carne para a Feira e conseguiu vender tudo em apenas duas horas. “Tendo em vista que foi a primeira feira, ficou acima do esperado.”

Agricultora e comerciante da Barra do Brito, Maria Luciene Barbosa Silva, de 33 anos, colocou à venda variedades de bolo feitos por ela. Luciene lembrou das dificuldades que os agricultores da região vêm passando com a seca, e contou que enxerga na Feira mais que uma oportunidade. “Esperança. Creio que ela possa crescer na comunidade porque é uma coisa boa que vai trazer renda.”

Em sua fala durante a inauguração, o prefeito Luiz Aroldo ressaltou a importância de uma atividade econômica na localidade. “É um negócio que gera outro negócios, mobilizando os feirantes e os fornecedores de produtos e insumos da região”.

Homenageado

Jonas Bezerra de Andrade foi um dos pioneiros do Garanhunzinho. agricultor e muito religioso, ele cedeu muitas terras para a construção de espaços destinados ao bem estar coletivo da região, como o primeiro posto de saúde da comunidade, em 1982, durante a gestão do prefeito Aílton Diógenes.

Jonas também era conhecido na região por aplicar injeções e fazer curativos nas pessoas da região em tempos onde a saúde era restrita a muitas comunidades do município.

Jonas Bezerra de Andrade foi casado com Terezinha Lopes de Andrade, com quem teve seis filhos: Luiz Lopes de Andrade, Adalto Lopes de Andrade, José Nivaldo Lopes de Andrade, Zélia Lopes de Andrade, Zelma Lopes de Andrade e Roberto Lopes de Andrade.

Emocionado, Adalto lembrou momentos vivido com o pai e comentou sobre o maior aprendizado. “Ele era um homem muito honesto e que gostava de ajudar as pessoas.” E completou “Hoje nós damos continuidade ao que ele vinha fazendo”, disse o filho do homenageado.

Jonas Bezerra de Andrade faleceu em 1995, aos 58 anos, vítima de acidente na entra de Santa Rosa.

(Com informações da Assessoria de Comunicação)

Postado Por: Paulo Fernando