CONSELHEIROS TUTELARES PARTICIPAM DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM GARANHUNS

terça-feira, 10 de julho de 2018

Evento segue até o dia 13 de julho, no auditório da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns

Segue sendo realizado, até a próxima quinta-feira (13), em Garanhuns, o IV Encontro de Formação para Conselheiros Tutelares e Agentes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. O evento acontece no auditório da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), e é realizado pela Associação dos Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares do Agreste de Pernambuco (ACONTAGPE), com o apoio do Conselho Tutelar de Garanhuns.

O evento tem o intuito de promover a formação dos profissionais dos órgãos para acompanhamento dos jovens e decisão acerca de medidas de proteção. Para assim, descentralizar as formações, de forma que ela aconteça de forma continuada em todo estado. Nesta terça-feira (10) a programação teve início com formação da mesa e acolhimento dos profissionais da Caravana Acolher e Proteger.

Ao longo do dia foram realizadas mesas de diálogo voltadas para o tema a letalidade contra crianças e adolescentes e sobre a lei 13.431/2017, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência. “Esse é o intuito da que nos levou a criar e organizar a associação, para em parceria com os órgãos públicos estender essa formação para que o Conselho Tutelar de cada município possa garantir um melhor serviço para a população”, afirmou o presidente da ACONTAGPE, Diego de Vera.

Já nesta quarta-feira (11) acontece a abertura oficial do evento, com a presença de autoridades municipais e estaduais. A partir das 09h30 tem início o seminário para a elaboração de propostas ao anteprojeto de lei do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), referente aos Conselhos Tutelares. Além da exposição da minuta e esclarecimentos com orientação do professor Geraldo Nobrega. Pela tarde será realizada a apresentação e deliberação das propostas sobre o anteprojeto de lei.

Na quinta-feira (12) haverá outro momento para apresentação da proposta sobre o Anteprojeto do Conanda. Em seguida acontece a participação do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/PE).

No último dia do evento, a partir das 09h será realizada a prática e orientação sobre o Sistema para Infância e Adolescência (Sipia) com o Conselho Tutelar de Garanhuns. Logo após será entregue o certificado de participação e será feito o encerramento do encontro.

Texto e fotos: Aquilles Soares

Postado Por: Jailson Ferreira